segunda-feira, julho 10, 2006

VERSOS VS. VERSOS : PUNCHLINES!!!





Quem escuta o rap feito nos últimos tempos já deve ter ouvido a palavra PUNCHLINE em algum verso, se ainda não conseguiu entender a parada, aí vai uma explicação (tosca e feita em cima de minhas próprias deduções, isso aqui não é um manual): - A evolução da escrita no rap fez com que o estilo narrativo, (iniciado por(Melle Mel, Slick Rick e seguido por meio mundo) fosse substituído aos poucos pelo estilo de escrita em forma de metáforas, onde uma comparação dá o tom do verso. Pois bem, punchlines são rimas de batalha, que tiveram um grande impulso nos versos dos mc´s de batalha nas rodas de freestyle. O punchline geralmente é aquela linha que faz a rapa dizer “ÔOOOOOOOOOO!!!” depois do verso, e que se não for rebatido com outro à altura acaba com a batalha (ou com a carreira do infeliz que está na mira). No Brasil os punchlines ainda são raros fora das batalhas, mas estão começando a aparecer algumas coisas muito boas. Aí vão uns exemplos em punchlines que eu achei foda:

“I'm obnoxious, motherfucker can't you tell
run through Little Havannah yelling: 'Viva Fidel'
jerking off at the sheets when I stay at hotels
drinking bacardi at AA meetings, smoking a L
I'm broke as hell my attitude is no good
like working for white people after watching rosewood”
Immortal Technique - Obnoxious

“Orador infeliz, aprendiz de aprendiz/
em guerra lírica pseudo mc´s são refugees
Valete MC de raiz, hip hop diretriz
Na hora de te eliminar eu tenho o apoio do Greenpeace...
“Causa-me tédio, mau cheiro vem por teu intermédio/
Tu não tem fãs, só as moscas que te fazem assédio...
O rap original é só pra pensadores inéditos/
Nessa maratona verbal vocês são paraplégicos”
Valete – Pseudo MC´s

“Vocês (políticos) não merecem votos, mas socos na cara/
Merecem as balas que mataram Che Guevara
Merecem as chamas do indo Galdino
Espero que este som se torne um hino”
LECO – C.P.I. (Correções na Política Imediatamente)


“Esses wack dj´s não fazem nada que se ouça/
Só sabem mexer nos pratos quando estão à lavar a louça...
Meu beat é street, meu style é wild/
Tu só começaste a dar freestyle depois de vero 8 miles”
Sam the Kid - Motivação





Immortal Technique – Obnoxious
Um dos grandes punchliners da atualidade, por saber aliar o pensamento politizado de Public Enemy, com a escrita dos rappers atuais, tem sido considerado uma das grandes revelações do rap nessa década.

ESSA SEMANA É DE FÉRIAS! LOGO VOLTO COM MAIS POSTS E NA SEQUENCIA OUTROS DISCOS PARA BAIXAR, DESSA VEZ FICO DEVENDO... FUI!!!

FRASE DO POST: "...Hei senhorita/ não sei como nego acredita! Maior caô que eu já vi na vidaaaaaaa!!!" Aori - Em batalha contra Cabal. Essa foi só a primeira punchline contra o cara, e pelo jeito os socos não vão parar tão cedo...

Um comentário:

Unknown disse...

thx for sharing