segunda-feira, agosto 11, 2008

D.E.P Isaac Hayes (1942-2008)



Segue abaixo notícia do Omelete sobre a morte de Isaac Hayes. A black music perde mais um mestre, o disco Hott Buttered Soul é uma obra prima que escuto até hoje, com certeza um dos 10 melhores discos que já escutei. Eu também gostava de Isaac como o Chef de South Park, e nem sabia dessa briga por causa da cientologia. Coincidência ou não ontem assisti um filme de western onde Hayes fazia o papel de um dono de bar de uma cidade do velho oeste ocupada só por negros. De qualquer forma: Descanse em paz!

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Morre o ícone da soul music Isaac Hayes


Isaac Hayes foi encontrado morto em sua casa ontem. O compositor e cantor tinha 65 anos e estava ao lado de sua esteira, onde se exercitava com freqüência. A morte foi confirmada por sua esposa, Adjowa.

Nascido em 1942 em Convington, Tennessee, Isaac Hayes iniciou sua vida profissional como colhedor de algodão aos oito anos. Sua carreira musical começou como solista de um grupo chamado Teen Tones, como parte de um grupo de gospel, o Morning Stars, e um grupo de rock chamado The Ambassadors.

Obrigado mais de uma vez a deixar os estudos para trabalhar, Hayes terminou o ensino médio somente aos 21 anos, recebendo várias ofertas de bolsas de estudo que teve de recusar para cuidar da família. Fora da escola, passou a dividir seu tempo entre o trabalho num frigorífico durante o dia e em bares como músico à noite, até ser contratado pela gravadora Stax como pianista substituto em 1963. Uma de suas composições, "You, the Mistletoe and Me", deveria ter sido gravada por Nat King Cole, mas o cantor morreu antes que a gravação fosse feita.

Hayes lançou seu primeiro disco em 1968, Presenting Isaac Hayes, e atingiu o sucesso no ano seguinte com Hot Buttered Soul. Anos depois ele compôs o tema de Shaft com o qual venceu o Oscar de melhor canção em 1971 e ficou 60 semanas no topo da lista dos mais vendidos. Em 1976 Hayes declarou falência, perdendo o direito autoral de todas as suas músicas. Sua casa, sua limusine folheada a ouro e seus casacos de pele foram leiloados para pagamento de impostos.

Nos últimos anos Hayes ganhou um novo público como a voz do Chef de South Park, trabalho que ele deixou por discordar dos ataques do programa contra a Cientologia, seita à qual ele pertencia.

Matéria do site Omelete.

4 comentários:

Rocco disse...

Bacana teu blog!! Quem tem groovr te tudo! Acesse tbm www.riogroovefm.blogspot.com
tbm é groove!!
[abs]

Rocco disse...

Bacana teu blog!! Quem tem groovr te tudo! Acesse tbm www.riogroovefm.blogspot.com
tbm é groove!!
[abs]

[ e . a . m ] _ ChaCaL _ ««[_/\/\_∂_Þ_§_]»» disse...

ai tiu a pampa?
tava fuçando seu blog (muito bom por sinal, só som foda na minha opiniao, parabens!!) e achei esse disco: Arsonists - As The World Burns

mas o link para download expirou, entao queria ve com vc se tem como atualiza o link ou passa seu nick no slsk!!

foi mal comenta aqui mas no post do disco nao tinha o lugar pra comentar...

vlw!! peace n love

Ana Ferreira disse...

Muita da nova soul que está fazendo o maior sucesso um pouco por todo o mundo vai colher à soul original, aos grandes nomes das décadas douradas da Motown (a propósito, o selo está completando 50 anos, imagina quanta boa música não saiu já!). Nunca havia pensado na semelhança entre Isaac Hayes e Tim Maia mas, depois de ler em um blog que nem o seu, acho realmente muito parecido o timbre da voz de ambos! Para conferir outras manifestações gostosas da soul e suas influências na música atual, o melhor mesmo é ir na coleção de discos do velhinho vinil ou então apontar seu browser para http://cotonete.clix.pt/, onde você encontra várias rádios dedicadas à soul. Bem legal!