sábado, março 24, 2007

Operação Contágio/ Can´t Stop Won´t Stop



Can´t Stop Won´t Stop de Jeff Chang

Esse aí é o meu livro de cabeceira nos últimos dias. Meu mano Leco contou que importação de livro não paga imposto (no fim das contas o frete é mais caro que o livro), resolvi procurar alguma coisa sobre livros de hip hop e todos os caminhos levaram ao Can´t Stop Won´t stop do jornalista Jeff Chang.
Entre todos os documentários que vi e os textos que li, nenhum me fez entender tão bem a formação da cultura. Apesar de ser em inglês, o livro é fácil de ler e é muito bem escrito, misturando uma narrativa viciante com depoimentos de gente que viu o começo da cena do hip hop. Assim como o Abutre de Gill Scot-Heron te faz sentir nos guetos dos EUA nos anos 60, ou uma letra do Mano Brown consegue transportar pro lado oculto de São Paulo, esse livro mostra todo o cenário das sete milhas do Bronx onde o hip hop nasceu, detalhando o movimento das gangues pós-panteras negras na década de 60, as disputas de território entre elas, a luta das gangues pelos direitos dos negros e latinos, entre elas o desenvolvimento dos violentos Black Spades, que tinha como membro um cara chamado Afrika Bambaataa, que ajudou a transformar os Spades na Zulu Nation.
Tá tudo nesse livro: a mudança da família de Kool Herc pros EUA, o modo como ele transformou a aparelhagem de som do seu pai no combustível pras block parties. O surgimento de Grandmaster Flash, Grandwizard Theodore, a ascensão e a queda dos dj´s e dos b-boys, a febre e a criminalização do Graffitti, e o surgimento do rap. E isso que eu só li 160 das 540 e tantas páginas. Ou seja, a parada é imperdível! Comprando pelo Amazon sai por uns 70 conto, e leva um mês pra entregarem, mas acreditem: vale cada centavo!

------------------------------------------------------------



Operação Contágio (2005)

01 – Intro – DJ Anderson
02 – Afrocalipse – Dependentes part. Manos do Rap e Leen
03 – Pega na arma – Dependentes
04 – Primeira Missão – MP4
05 – Viagem Insólita – MP4
06 - O Som Do Diamante / Jackson
07 – Motel / Ive Brussel - Jackson part. Bira Matos
08 - A Resposta - Dynamic Rappers
09 - Dinâmicos - Dynamic Rappers
10 - A Mixa Do Mundo - Preconceito Zero
11 - A Mesma Cena - Preconceito Zero
12 - Festa e Drama - Syndicate
13 - Zé, Paulo E João - Syndicate
14 - Preconceito - Dogg
15 - Passado Escuro - Dogg

Para baixar clique aqui.

A coletânea Operação Contágio foi o primeiro lançamento do selo portoalegrense Chave Mestra, dirigido pelo rapper Baze do grupo Da Guedes. O som que mais tocou desse disco foi Motel, do Jackson (hoje JackSOM), mas eu destaco as músicas do Dependetes, que na minha opinião é o grupo de rap gaúcho mais consistente atualmente em matéria de letras e músicas. Além desses ainda tem a participação dos meus camaradas do Preconceito Zero representando Novo Hamburgo, Syndicate, Dynamic Rappers (loucos como sempre) e rapper Dogg, o cara com a performance mais insana que eu já vi, e falo de insanidade mesmo, quem viu ele cantando Negro Zulu na época em que fazia parte do Dynamic sabe do que eu tô falando (Negro Zuluuuuu! Haaaaaaaaaaaaa!).

-------------------------------------------------------------



Bocada ainda forte!

O Bocada Forte, primeiro grande portal do hip hop nacional conseguiu sobreviver à onda de blogs e milhares de informações sobre hip hop que rolam na internet e continua sendo atualizado com muita coisa boa e exclusiva. A atualização dessa semana tá foda, entre outras coisas dá pra conferir:

- Entrevista com o DJ Anderson (Ultramen, Manos do Rap), um dos mais talentosos e humildes DJ que eu já conheci;

- Entrevista com Ferréz (1 DaSul; Literatura Marginal);

- DVD 1000 Trutas, 1000 Tretas do Racionais MC´s já a venda por lá;

Acessem o Bocada Forte pra saber mais.

-------------------------------------------------------------



Frases do Post: "Não escrevo palha por mais que rime pra burros e cavalos!" - Valete em Canal 115

Nenhum comentário: