segunda-feira, junho 25, 2007

Gil Scott-Heron



Evolution (And Flashback): The Very Best of Gil Scott-Heron

1. Paint It Black
2. Evolution (And Flashback)
3. Free Will
4. Whitey On The Moon
5. The Vulture
6. Small Talk At 125th And Lenox
7. Billy Green Is Dead
8. Ain't No New Thing
9. Get Out Of The Ghetto Blues
10. The King Alfred Plan
11. No Knock
12. Enough
13. Who'll Pay Reparations On My Soul?
14. Home Is Where The Hatred Is
15. The Revolution Will Not Be Televised

Para baixar clique aqui.

Pra voltar a atividade aqui no Groove Grave a coisa vai ser em grande estilo com o mestre Gil Scott-Heron. Esse disco eu conheci por acaso lendo uma revista Showbizz, onde o cara era citado como um artista mais importante pela influência que teve sobre outros do que pela quantidade de discos que vendeu. Na hora fiquei com o nome na cabeça, e por coicidência achei o tal em uma loja por 12 conto (o preço justo de um cd), comprei na hora e chapei em casa. O pai da matéria, recitando poesias sobre as ruas do Harlem, orgulho negro e historytelling pra dar aula a Notorious BIG. Resumindo: GIL SCOTT-HERON É O CARA!!! Disco pra baixar, escutar, mastigar, digerir e pensar! Dez estrelas!

-------------------------------------------------------------

Carta para Zezé di Camargo


Per China

Zezé, você não me conhece e nem faz idéia de quem eu sou, mas pode ficar sossegado comigo. Eu não quero te conhecer e nem quero ser teu amigo, mas resolvi te escrever esta carta pra te dar um toque, velho. Porra, Zezé, desiste de ser ícone da MPB, pára de querer ser aceito por Caetano, Gil e Chico Buarque... esses caras não passaram pela metade do que você passoupaa se tornar um artista cheio da grana. Você vende mais disco que os três juntos, faz mais shows e com certeza deve comer mais mulher do que os caras. Se liga man.
Assisti o filme sobre a sua vida e confesso que me emocionei com o que vi. Que vida dura, cara... tu se fudeu pra caralho pra conseguir crescer na carreira. Admiro isso e te respeito como artista exatamente por causa de todas essas dificuldades que tu passou sem nunca desistir do sonho (que frase blasé). Zezé, porra...TU COMEU OVO CRU!!!
Duvido que Chico, Gil ou Caetano tenham comido ovo cru pra ficar com a voz potente. Esses caras tomavam era suquinho com biscoitos e vestiam casaco de lã pra não gripar. Tu quer mesmo ser amigo dessa turma? Só menino criado em berço de ouro... todos mimadinhos e cheios de vontades. Não, Zezé, tu é melhor que isso.
Você já é um ícone da música brasileira, nem se preocupe. Todo mundo te conhece, canta tuas músicas, vai nos shows, assite teu filme... tu queres mais o que? Depois do Roberto Carlos, só dá tu na arrecadação do ECAD, toca no rádio o dia inteiro e teve uma das maiores bilheterias do cinema nacional. Você precisa mesmo do respeito de um pequeno grupo pseudo intelectual? Sei não, Zezé, acho que tu vacila quando tenta colar nessa turma. Você já provou o seu talento brilhante, não precisa se rastejar. Acabo esta carta deixando claro que não quero ser seu amigo. Escrevi estas linhas porque não podia deixar passar a oportunidade de te dizer algumas verdades. Respeito sua vida, seu trabalho e o exemplo de que não devemos desistir jamais, porém não posso compactuar com essa safadeza que você está fazendo com a sua carreira.
PORRA, ZEZÉ...TU COMEU OVO CRU!!!

Texto originalmente publicado na revista O DILÚVIO

-------------------------------------------------------------



SAMPLES, SAMPLES E MAIS SAMPLES!

Pra quem curte conhecer uns samples originais usados nos raps vale a pena conhecer o blog francês Sampleur Samplé (algo tipo samples e sampleadores) onde rola baixar um trecho do original e da sampleada. O blog é francês mas é fácil de se achar. Dica do meu camarada Tiago.

-------------------------------------------------------------